top of page

O que é mestrado profissional em Ensino?

O mestrado em ensino de ciências naturais é uma nova proposta de pós-graduação stricto senso. Não é uma adaptação de propostas já existentes, nem um mestrado mais simples. Quanto a sua natureza engloba professores de física, química, biologia, matemática e áreas afins. Seu público-alvo são professores em exercício, profissionais recém formados e também profissionais de ares afins.

 

Quem conclui um mestrado profissional, pode ou não seguir em um doutorado. Lembrando que esse profissional já é de alto nível e apresenta na sua formação um caráter de terminalidade. A ideia de um doutorado profissional ainda deve ser amadurecida, mas não descartada.

Quando surgiu?

Um dos primeiros cursos de mestrado profissional em ensino (MPE) teve início no ano de 2002, na UFRGS. Um ano após a homologação pela CAPES desse tipo de mestrado. Somente no ano de 2005, houve uma conclamação para abertura de novos cursos de MP em áreas específicas.

Mestrado Profissional x Mestrado Acadêmico 

Essa diferença está no perfil do candidato, ou seja, o resultado almejado. O mestrado profissional prepara para o mercado de trabalho; para intervenção direta em sala de aula. Já o mestrado acadêmico prepara para a pesquisa.

​

Ao final do curso de um mestrado profissional o aluno mestrando deve apresentar um produto final juntamente com a dissertação. Diferentemente dos mestrados acadêmicos, que exigem apenas a dissertação como trabalho de conclusão do curso.

 

Espera-se que conforme os resultados das aplicações desses produtos apareçam, maior será o reconhecimento e a evolução do MPE frente ao acadêmico. É uma questão de tempo e bom desempenho.

bottom of page